A diversidade da língua portuguesa



A língua portuguesa é uma das línguas mais ricas em termos de palavras, além de vocabulário singular e repleto de sentimentos, possui uma diversidade de expressões idiomáticas que dão vivacidade à comunicação.

Nas áreas das emoções temos a palavra "SAUDADE", que é única e descreve um sentimento de nostalgia e profunda falta de algo ou alguém. Outra palavra é "CAFUNÉ", que é o ato de passarmos os dedos nos cabelos de alguém carinhosamente, criando uma situação de conforto e aconchego; "MIMO", que descreve um gesto carinhoso ou uma atenção especial dada à alguém. Temos a palavra "namorar" e "paquerar", possuem significados específicos no romance e no cortejo, todas essas palavras complementam a riqueza de nosso vocabulário brasileiro.

Essa língua conseguiu se adaptar à diferentes culturas e povos, falada em diversos países como Guiné-Bissau, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe, Macau, Portugal, Cabo Verde, Moçambique e Angola.


CONSTRUÇÃO PELAS INTERAÇÕES CULTURAIS

Essa língua é tão diversa e fascinante, devido as várias influências de culturas e povos ao longo dos anos, acredito como professora, escritora e estudante desta e nesta língua que, temos uma língua de muitas personalidades, faces, que nos auxilia na comunicação, que é competente em expressar as variedades culturais, de identidades e de formas de viver... É uma língua multifacetada que consegue se adaptar muito bem com a identidade multicultural que temos no brasil.

Tem suas raízes no latim, ao longo dos séculos, o idioma evoluiu sob influência de diferentes culturas e povos e isso enriqueceu o vocabulário com palavras de origem africana, indígena e de outras línguas européias. Língua dinâmica e adaptável capaz de expressar uma grande variedade de conceitos e ideias.

O que temos hoje é um reflexo da expansão global das interações culturais ao longo dos séculos. Temos uma língua divertida cheia de expressões que podem ser de difícil entendimento para aqueles que estão aprendendo, mas que fazem parte do nosso cotidano, como por exemplo, "chover no molhado", que significa algo óbvio ou redundante; "puxar a brasa para a sua sardinha", descreve alguém tirando vantagem de alguém ou de alguma situação; "ficar a ver navios" que indica grande frustração ou decepção; "bater as botas", descrevendo alguém que faleceu; "fazer uma tempestade em um copo d'água", descreve quando há exageros em determinadas situações por alguém; "dar o braço a torcer" para indicar que alguém cedeu em uma discussão ou argumento. Essas expressões são só algumas das várias que o nosso idioma possui, o que nos dá mais expressividade em nossa comunicação.



VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA

Devido a influência global do inglês, muitos brasileiros deixam de valorizar sua própria língua, o que pode ser visto nas redes sociais como Instagram, Facebook... Muitos brasileiros não possuem o orgulho de serem brasileiros e nem por sua língua.

É importante considerar que o ensino da língua materna no Brasil em muitas escolas podem variar, o que pode afetar a percepção das pessoas em relação à importância e o valor da língua portuguesa.

A percepção que o domínio do inglês proporcionará melhores oportunidades profissionais, levam a muitos a priorizarem o aprendizado do inglês. Acredito que muitos já se depararam com memes sobre este assunto, lembro-me de um, usando de comédia para refletir sobre muitos profissionais... Onde uma pessoa em uma entrevista de emprego diante do entrevistador, demonstra suas habilidades no inglês, alemão, espanhol, italiano, e quando o entrevistador o questiona sobre a língua materna, ela responde "Aí vareia". Estamos cientes de que se trata de algo cômico, mas que também expressa a realidade de muitos profissionais, será que o português não é mais necessário em um mundo globalizado? O que você acha?

Acredito que nossa língua, cultura e história fazem parte daquilo que somos e possuímos e que sim, é importante valorizá-la, para passarnos com excelência para as demais gerações. O que temos hoje e como  o português se apresenta atualmente, nos diz muito sobre nossas lutas, derrota de preconceitos, militâncias que foram necessárias ao longo da história, nossa herança histórica.

O português faz parte da nossa identidade nacional e a valorização e preservação do idioma para manter viva a rica diversidade linguística e cultural do Brasil, pois tudo isso diz muito a respeito do que somos.





Não deixe de comentar abaixo, aguardamos ansiosamente pela sua contribuição!



Por Nádia Carvalho.

Comentários

Postagens mais visitadas